Dia 24 de Maio – Dia do Vestibulando


O momento de decidir a profissão é importante para os jovens e, passar no vestibular torna-se, para muitos, uma tarefa difícil e trabalhosa. Porém, com paciência e dedicação esse desafio pode ser menos penoso. Mas, afinal, como se preparar para essa fase?
Grande parte dos jovens passam todo o Ensino Médio tentando optar pela profissão ideal, e esta dúvida os acompanham até a hora na fazer a inscrição no vestibular. Chega o momento em que é necessário deixar de lado a insegurança e as hipóteses para tomar uma real decisão.



Veja algumas dicas importantes que podem ajudar a enfrentar a hora de vestibular:



A profissão escolhida:
Procure conversar com profissionais da área de interesse, conheça suas rotinas, visite feiras de profissões que as universidades oferecem e procure fazer testes vocacionais. Caso se confunda no meio do caminho, mudar de idéia não é o fim do mundo. O importante é nunca tomar uma decisão sob pressão. Escolha o curso que você sempre sonhou e no qual vá se realizar pessoal e profissionalmente. Afinal, é isso que fará valer a pena todo o esforço.


A instituição de ensino:
Busque boas referências sobre as instituições que lhe interessam e procure saber os resultados das avaliações que elas alcançaram no MEC. Observe a grade curricular dessas faculdades e veja se é adequada para sua área de interesse.


A preparação:
Faça um planejamento criterioso e desenvolva um esquema de estudo que adapte ao seu perfil. Leia, faça resumos, resolva exercícios. Tudo isto pode melhorar a qualidade do seu estudo.

Aproveite todas as fontes de informação (sites, blog, jornais, revistas, livros) e busque manter- - se atualizado com os fatos que acontecem no mundo.

No período de estudo, evite movimentos e sons que tirem sua concentração e procure lugares mais calmos onde seja mais difícil a interrupção do seu raciocínio.


Não se estresse:
Ninguém precisa passar 24 horas estudando, o equilíbrio é necessário para enfrentar a rotina de estudos. Reserve um tempo para sair com os amigos, assistir a um filme, reunir-se com a família... Essas ações aliviam a tensão e propiciam uma melhor fixação dos conteúdos estudados.
Cuide-se, tenha uma alimentação adequada, beba muita água e leia bons livros. Nesse período, é comum querer estudar só o conteúdo que cairá na prova, mas uma boa literatura ajuda a descontrair, relaxa e aumenta o poder de concentração.


A prova:
Procure dormir bem, sobretudo na semana das provas. Não passe a última semana virando a noite estudando. Não se atrase, saia de casa com antecedência, e lembre-se que imprevistos acontecem e a prova não vai lhe esperar. Matenha-se calmo, procure fazer algo que promova seu relaxamento, uma atividade que goste, como ouvir música, por exemplo. Faça a prova com tranquilidade e utilize todo o conhecimento adquirido para ser bem sucedido em suas respostas.


O resultado:
Tenha calma e paciência, pois você se esforçou, abriu mão de muitos fins de semana para se dedicar, e agora só precisa relaxar e esperar.
Se o resultado for positivo, comemore, pois inicia-se outra etapa em sua vida. Coloque seus projetos em prática, reveja seus horários e dedique a esse momento, que fará de você um profissional capaz de exercer a profissão que tanto deseja.
Se o resultado for negativo, pondere. Reveja seus métodos de estudo, seus horários e sua preparação. Procure rever o processo que o levou até a prova e prepare-se melhor para a uma nova tentativa. Lembre-se que as maiores vitórias vêm depois de muito sacrifício.


No mais, corra atrás dos seus sonhos e seja feliz!




Luana Louzada




Nenhum comentário: